ABANDONO

Ártemis, deusa protetora dos animais, diante de tanto sofrimento causado pelos abandonos, com certeza invocaria todos os deuses para punir todos os agressores, que insensíveis as suas ações, promovem dor e desespero a tantos animais abandonados, e o que mais entristece, é que eles nem entendem e nem merecem esse abandono.

O abandono é um sentimento que expressa a maior falta de sentimento, e entre tantos animais abandonados, os cães talvez sejam os mais injustiçados, devido o amor e lealdade aos seus donos. Um cão, não ama o dono por dinheiro, e para ele o que mais interessa é o carinho e o respeito, por isso que eles doam a própria vida em defesa dos donos. Existem algumas pessoas de pensamento mesquinho, que só gostam de animais novinhos e saudáveis, se os mesmos adoecem ou envelhecem, são jogados nas ruas, ficando somente a mercê da sorte. Pura ingratidão, e não se iludam, quem faz assim com um animal, vai fazer também com uma pessoa, porque tipos assim são insensíveis.

Imaginem se fossemos deixados em uma rua deserta, com fome, com sede. e ficássemos na chuva, no frio, em um lugar desconhecido. Essa é a condição do abandono, e o pior, isso acontecesse vindo de alguém que nós pensávamos que nos amava. Pessoas que chamam o cão para um passeio, e ele todo feliz entra no carro, e depois de muitos quilômetros longe de casa, para o carro, o cão desce, e a pessoa segue. O cão pensa que é uma brincadeira, espera o carro parar, e quando sente que ficou para trás, corre desesperadamente. Depois de cansado, para e chora. Chora sim, se chegarmos perto de um cão abandonado e olharmos nos seus olhos, conseguiremos ver suas lágrimas, e se pelo menos falarmos com ele,também veremos a sua felicidade.

Ah, como seria bom se tivéssemos o dom de perdoar igual a de um cão, quando ouvimos alguém falar que uma pessoa não tem vergonha, é igual um cachorro, esse pessoa, com certeza não sabe a diferença entre vergonha e amor, o cachorro perdoa porque ama de verdade, para ele, seu dono é tudo que de melhor existe, e essa relação é tão forte,que quando é abandonado ele não condena o dono, apenas tenta entender o que aconteceu, prova maior, é que ao primeiro estalar de dedos, ele volta correndo como se nada tivesse acontecido.

Abandono, se já tiver abandonado algum animal de estimação, está na hora de se redimir, o traga de volta, ou adote um que foi abandonado. Mas só faça, só for para amar de verdade. Escrevi certa vez, que existem animais, e anjos em forma de animais, justamente para filtrar o tipo de amor que temos, e o tipo de pessoas que somos, muitos animais já curaram depressões, já mudaram vidas, já aproximaram pessoas, imaginem, depois de tudo isso serem jogados ao frio e a chuva, só porque ficaram velhos ou doentes. E já pensaram que justamente nesse momento que estamos sendo avaliados, e perdemos a grande chance de mostrar o quanto o nosso amor é verdadeiro.

Alguém vai rir dessa hipótese, ao contrário de rir, seria bom analisar com calma, vivemos em um mundo mágico, em que muitas vezes apenas pensamos, mas não sabemos, o invisível, torna-se visível, ser procurarmos ver. Abandono, alguém já se sentiu abandonado? Parece que ficamos sem força, e de repente ela aparece, erguemos a cabeça e recomeçamos, o cão não é assim, ele baixa a cabeça, aceita as migalhas, ou sobras, e espera que alguém o levante, e diante da nobreza de uma adoção, e poderemos nos deparar com algo especial, em forma de animal, o mundo está mais do que nunca diversificado, andamos lado a lado com todas as energias, visíveis e invisíveis, mas se não acreditamos nisso, não tem nenhum problema, mas com certeza acredita em alguma coisa, então que tal acreditar que nós podemos fazer um mundo melhor.

Para começar, não vamos abandonar a quem nos ama, vamos amar com mais intensidade, se as dificuldades aparecerem, encontraremos forças para supera-las. O tempo passa, ficaremos velhos e frágeis, e é nesse momento em que mais precisamos de amor, seu cão envelheceu? não brinca mais como antes, não o abandone, retribua com amor todos os momentos que viveram, ele já não tem forças para correr, vamos ficar até o ultimo momento, mas não vamos abandona-lo, talvez estejamos passando por mais uma avaliação.

 

Atte.  Maninho.

Artigo Original