APRENDENDO COM ELES

    A grande jogada de hoje é que eles podem opinar, quando em um tempo atrás só os adultos podiam conversar entre si e que  crianças e jovens não podiam participar, não sabemos quanta sabedoria foi desperdiçada devido a essa atitude de insegurança.

    Quantas situações de de desamparo psicológico eles tiveram de enfrentar sozinhos, porque se nem conversar entre os adultos era possível, imaginem contarem segredos pedirem orientações, contarem suas aventuras ou desventuras, em uma sociedade camuflada, com falso moralismo que ainda hoje apresenta indícios de muitos problemas sociais, são de originalidade dessa época, a qual não deve ser esquecida,porque precisa ser estuda, par poder termos uma ideia aproximada de tal comportamento.

    Quase todos os dias estou em centros movimentados, e aproveito a oportunidade de ouvir comentários, críticas e frequentemente culpam a juventude e seus hábitos por algum distúrbio social, alguns entendem que essa liberdade conquistada deturbou o mundo.

    Acredito que um dos maiores problemas, não de hoje mas de tempos passados é a falta de uma interpretação de forma adequada. Vejamos, se a juventude não tivesse conseguido essa conquista, estaríamos como antes, aparentemente tudo muito bem, pessoas fingindo ser felizes para não se expor, casais casados pela aparência, direitos controlados por pessoas poderosas, que para não verem seus impérios abalados, controlavam a té a liberdade de expressão.

    Sabemos que está acontecendo muitas inversões de valores e de comportamento, mas não podemos atribuir a liberdade de expressão e as conquistas dessa nova juventude, um misto de loucura e irreverência, mas que sabe o que quer. se alguns fazem suas escolhas, as quais não tenham contribuição positiva, mas vamos ser sinceros, esse pessoal esta nos ensinando muito, com a vontade de vencer, vêem gradativamente quebrando paradigmas, criando novos conceitos e participando de forma ativa, quase sempre  desagradando aos conservadores por não aceitarem essas mudanças de características individuais,ou seja,tanto tempo de controle, que agora aconteceu uma explosão de ideias e ações.

    Não teríamos conseguido tantas mudanças, se os jovens tivessem aceitado ficar de braços cruzados, eles tiveram coragem par quebrar um circuito fechado, e mostrar que estão atentos e conscientes da força que representam.

   Graças e essa comunicação eles comentam o que passam em colégio, atitudes e ideias de pessoas próximas, seus planos, e essas informações cria um banco de dados que ajuda a pais e educadores, desde que a eles sejam dados a oportunidades de tal comunicação.

   Hoje já é possível falar de romance, pedir orientação a quem na verdade se importa. Muito melhor conversar com pai e mãe, que sabe o que é melhor para os filhos, pode até criar situações de debates, e podem estar errados também, mas nunca de forma proposital, por essa e outras razões, é no lar em que as orientações apresentam um maior índice de acertos.

   Não se esconda, nem fuja de sua responsabilidade, se você desistir, o mundo abraça, e dificilmente o devolverá, e para conquista-lo será muito difícil.

   Aprenda com eles, ensine a eles, se atualize com eles, não se envergonhe em perguntar, eles se sentirão orgulhosos pela oportunidade, e a confiança e o respeito entre ambos terá e fará um grande efeito, desde que esse relacionamento seja de total transparência. Não pise na bola, em tentar ganhar o jogo, jogando só ao seu favor, assim será marcada uma penalidade contra você, e é quase certeza ser convertida.

    Quando ensinamos, também estamos aprendendo,não percas a grande oportunidade de aprender com eles.

 

Ass.  Maninho.

Artigo Original

Artigo Original