AMIZADE CONDICIONADA

    Filotes na mitologia, era o espírito que personificava a amizade, a ternura e o carinho, talvez nunca imaginou que esse sentimento ficasse tão banalizado. Amizade, vem de amigos ou amigas, e vemos hoje, pessoas chamando de amigos ou amigas, quem acabou de conhecer. Não é bem assim, amizade é um sentimento que precisa ser levado a sério.

    Entre vários tipos de amizade, a mais perigosa e passageira, é a amizade condicionada. A verdadeira amizade não exige condições, ela se apresenta de forma espontânea, e não é condicionada a situação, principalmente de ordem emocional. O que mais atrapalha uma amizade, é a dependência, quando começamos a respirar o ar da pessoa amiga, é o primeiro sinal de que essa amizade não é personificada.

    Não é aceitável que possamos classificar a amizade, um título de propriedade, se isso estiver acontecendo, é porque o monstro de olhos verdes, está infiltrado, quando isso acontece, queremos exclusividade, e passamos a questionar por qualquer motivo, dando início as crises que consequentemente irão exterminar a amizade. Essa de vai e volta, hoje sol, amanhã lua, sem procurar entender que todos nós temos o nosso próprio eu, e que por motivos pessoais nem sempre estamos de forma receptiva.

    A verdadeira amizade consiste em respeitar as diferenças, não necessariamente compartilhar, mas jamais negar a amizade em momentos críticos. Toda amizade tem que haver ternura, se existir ternura, existirá  o equilíbrio, e esse é o elemento essencial, para que uma amizade não de desfaça por motivos banais. Amizade condicionada, se a pessoa estiver em apuros, reais ou aparentes, a outra pessoa se exclui, talvez desconheça os movimentos de rotação e translação, ou até o fenômeno do dia e da noite, esquecendo que a vida é uma grande gangorra, e as vezes não sabemos ao certo se estamos na parte debaixo, ou de cima da mesma.

    É meu amigo sim, não concordo com o que ela fez, mas é minha amiga, isso sim, é uma característica personificada, mesmo porque existem os que julgam apressadamente, assim como fizeram a muitos anos atrás, e essa escolha condenou um inocente. Não se apressem, porque desde os princípios dos tempos que existem os prós e os contras, e as vezes somos do contra, porque não temos a sabedoria para interpretar de maneira correta.

    Não exija condições, não imponha termos para uma amizade, conquiste suas amizades com autenticidade, e assim não ficará pedindo ou dando explicações caso aconteça uma mudança de comportamento. amizade só nas horas fáceis ninguém precisa, porque assim não sabemos na realidade se é uma amizade verdadeira.

    Sabe, a amizade é um tesouro, e na vida perdemos vários tesouros, porque não os valorizamos, mas quando os perdemos, choramos a sua falta, e cada um deles tem um valor específico, seu coração é seu cofre, e só você e mais ninguém sabe o segredo, portanto reveja sua amizade, e não a deixe condicionada.

 

    Ass.  Maninho. 

Artigo Original