MORADORES DE RUA

    Família sim aborda um tema de aspecto social sobre os moradores de rua. Sabemos que já falaram muito sobre isso, mas só falar e expor o problema não vai resolver. Esse problema deve ser tratado com um estudo profundo, de forma superficial não encontrarão mais solução, porque a cada dia torna-se mais agravante devido o crescimento da comunidade de moradores de rua.

    Um país com a grandeza do Brasil não pode ver esse drama de forma natural,ele tem de ser visto como uma dívida social. É uma questão política delicada. Os setores responsáveis devem cobrar uma ação política urgente e eficiente, elaborar comissões com pessoas comprometidas com o aspecto social e que não esteja lá somente pela remuneração,precisa ter qualificação e um grande desejo de conseguir reintegrar esses moradores na sociedade.

    É vergonhoso saber que quando existe um mega evento nas grandes capitais,esses moradores desaparecem por algum tempo,e logo após o término elas retornam e ainda em maior número,não sabemos para onde vão,o que sabemos é que o problema existe e não vai ser sumindo temporariamente que vai ser resolvido.

    Falam que a vida é feita de escolhas, mas não acredito que em casos assim, alguém queira trocar um lar por mais humilde que seja,para escolher morar na rua, dormir no chão frio,sem conforto e sem segurança.Não vamos  procurar desculpas, vamos encontrar soluções. Não vai ser só sopa servida a noite por alguém de boa vontade,que seja necessário para eles,é preciso que resgatem a dignidade dos mesmos,se tem bolsa para quase tudo, não queremos bolsa para moradores de rua, queremos sim, um programa com qualidade que possa transforma-los em pessoas respeitadas, e nunca como uma ameaça constante ou um lixo humano como são vistos.

    Façam campanhas,divulguem fotos,procurem encontrar alguém da família,se é verdade, que verás que um filho teu não foge a luta, então os filhos que tiverem poderes econômicos e políticos não fujam dessa luta.

    Somos um país emergente,somos pessoas trabalhadoras e inteligentes,somos o povo brasileiro, e ter a bola como referência é muito pouco para essa grande nação.A carência de programas sociais com maior desenvoltura,é gritante, fechar os olhos, ou tentar fazer cegos para não enxergarem a realidade,é uma atitude repreensível, temos problemas sim, mas temos recursos e condições para supera-los, e se temos tudo isso e muito mais, não pode nos faltar boa vontade e coragem.

    Somos filhos de uma pátria amada, e se alguns não conseguem ama-la, é porque estão se sentindo excluídos, e uma pátria é uma mãe, e uma mãe é para todos os filhos.

 

  Ass.  Maninho.

Artigo Original