Incrível e desejada felicidade, passageira especial do tempo, vai e volta sem avisos. É importante estarmos sempre preparados para a sua chegada, porque para a sua partida nunca estamos, pensamos que ela nos abraça para sempre e deixamos de vive-la eternamente, e quando menos esperamos ela vai embora, e de forma enigmática, nos faz voar ou nos coloca no solo.
Na mitologia Nêmesis era a deusa que podia dar ou tirar a felicidade, filha da deusa Nix, deusa da noite, Nêmesis tinha esse grandioso poder. Talvez a influência materna a tenha deixado assim tão surpreendente quanto a noite, fria, bonita e mística. Ser feliz quando podemos ser, é a coisa mais sensata que fazemos, acumular felicidade esperando o momento certo, é um insulto a deusa, no momento em que ela nos abraçar, ao invés de baraça-la, vamos agarra-la, segura-la com todas as nossas forças, assim ela vai se sentir importante para nós.
A questão de que as vezes estamos voando e outras vezes na chão, é a certeza de temos de adquirir força e sabedoria para esperar que ela regresse, porque, por mais que ela se afaste, ela vai voltar, e aí nem que seja só segundos, vamos vive-la.
Não podemos procurar a nossa felicidade nos outros, porque os outros também estão procurando por ela, temos que encontra-la em nós mesmos. Se nos encontrarmos com o nosso eu, se soubermos entender os porquês e as razões, chegaremos aos motivos. Tal qual a noite, cheia de luzes, sombras e fantasmas, com inúmeros disfarces e esconderijos, a felicidade parece brincar de esconder, e espera que a gente vá encontra-la.
E essa procura vale a pena, assim como nas brincadeiras alguém se esconde bem próximo a gente, o mesmo acontece com ela, se não tivermos paciência e sabedoria, passaremos bem pertinho e não a veremos, ou melhor, não a sentiremos, porque ela é invisível. Começaremos a procurar dentro de nós, com calma, muita calma, com fé e persistência, com total resignação, sem nunca pensar em desistir.
A ida e vinda da passageira felicidade,e a esperança que não pode morrer, é a certeza que seremos felizes a qualquer momento, e a busca por ela tem um detalhe interessante, temos que nos doar sem esperar receber, temos que amar, antes mesmo de sermos amados, oferecer um sorriso para quem triste, um sorriso apenas, tem o poder de salvar uma vida ou um amor, desde que tenha a mágica magia de ser verdadeiro.
Ah, antes que eu esqueça, perdoar, é o caminho mais curto para encontrarmos a felicidade, perdoar, é como se fosse um sinalizador, quando perdoamos, começamos a nos encontrar, e se a passageira felicidade, está dentro de nós, se nos encontrarmos com certeza a encontraremos.
Ass. Maninho