Era uma vez, houve um tempo que quando essas palavras eram pronunciadas, as crianças corriam para os terreiros, se agrupavam e de olhos arregalados, esperavam a estória. E uma menina começou a contar a estória, espere um pouco, uma menina contando estória? Geralmente elas são contadas pelos adultos. E ela começou, vou contar uma história, eu hoje vi um grande lobo próximo a árvore da lagoa, e eu falei com ele, e perguntei ode onde ele veio, e ele falou que está percorrendo o mundo até encontrar quem o leve ao fundo do mar. e eu falei que no fundo do mar ele iria morrer, então ele disse que isso é um assunto muito pessoal, e que a moça das águas dará um tesouro a quem o levar até ela.
É um sacrifício que vale a pena, ela vai precisar só dos meus olhos, mas antes do sacrifício, vou ficar frente a frente com a moça das águas. Vou lhe contar um segredo, uma vez lutei para defender uma divindade, e devido a minha lealdade, ele colocou duas estrelas em meus olhos, mas elas pertencem a moças das águas.
Um caçador ouviu o relato da menina e perguntou: Qual a aparência desse lobo? E ela respondeu, tinha uns três metro de altura, andava sem machucar as folhas, olhos brilhante , voz calma, e parecia feliz, mesmo que fosse sacrificado, não estava preocupado com isso, tão alto, mas tão calmo, quando falava, parecia que tinha gelo em sua voz, frio como o orvalho da madrugada, e brilhante igual a estrela da manhã.
O homem sorriu e disse: você é uma escolhida e fala a verdade, procuro esse lobo a milhares de anos, e não sabia que ele estava tão perto, as crianças o olharam assustadas e ele desapareceu. As crianças voltaram aos seus lares sem saber quem era aquele homem, e como ele apareceu de repente, e principalmente o interesse pela a história que a amiga tinha contado.
No dia seguinte a menina correu até a árvore da lagoa, e na esperança de encontrar o grande lobo, sentou-se, e resolveu esperar alguns minutos, começou a sentir muito frio,e sabia que ele estava se aproximando, uma mão gelada segurou o ombro dela, ela quis gritar mas a voz não saiu, falaram baixinho ao ouvido dela, ele está certo, foi é a escolhida, estou invisível, e o caçador também, vou colocar as duas estrelas nos seus olhos, finja que está chorando, lave o rosto e mergulhe na lagoa, ela também esta me procurando, e quando você mergulhar ela pega as duas estrelas.
Ao mergulhar, abriu os olhos e ficou encantada com tanta beleza, uma lida moça trajando um vestido longo e azul, pegou as suas mão e disse: Vamos fazer um passeio no fundo do mar. Essa lagoa sempre foi um portal para o meu mundo, e você trouxe o que eu preciso, as duas estrelas da paz, o equilíbrio dentre o mundo humano e um mundo de mágica felicidade.
A manina segurava nos ombros da moça das águas, e ela com uma estrela em cada mão, por onde passava coloria e clareava tudo, o fundo do mar, parecia uma grande lanterna. A velocidade aumentou, mergulhando nas profundezas, chegou a um grande buraco azul, e a moça disse que ali estava todo segredo do mar, e que os homens jamais entrariam lá, por não terem os corações purificados.
O lobo está lá dentro, quando abdicou das estrelas que o guiavam, ele quebrou o encanto entre a terra e o mar, e seu amor o trouxe direto para cá, o caçador está desesperado, não recuperou as estrelas, e ele até entraria aqui, se desistisse do arco que carrega, mas isso é outra história, e ele não vai desistir, porque ele não sabe o que é amor.
Vou leva-la de volta a sua lagoa, você nunca vai esquecer o fundo do mar, mas não poderá voltar ao grande buraco azul, seu mundo ainda está longe de entender, que somos iguais com nomes diferentes, que as crenças e as culturas, nascem em nós e crescem no mundo, e que nada vai fazer a gente desistir de lutar, para conseguir um mundo melhor, e enquanto não chegar o dia, os segredos ficaram guardados no fundo do mar, e se procurares a paz e o amor, procure nas águas, na areia da praia, no firmamento, mas primeiro procure dentro de você.
Ass. Maninho.