LIBERDADE CONTROLADA

     Difícil explicar o que é liberdade, a princípio pensamos que é ser livre. Fazermos o que gostamos, irmos aonde quisermos, falar o que pensamos, e fazer valer a nossa liberdade. Mas o mundo está contrariando esse nosso pensamento. Parece que a liberdade divulgada, é condicionada a pedirmos permissão, somos livres, mas continuamos sem pensar, e sem agir por nós mesmos.

Falamos em liberdade democrática, e a própria democracia nos obriga a seguir as sua regras, regras essas escolhidas e definidas por uma minoria.

     Ora, se determinam o que devemos fazer, temos assim uma liberdade controlada. A liberdade de expressão tem sofrido muito com a liberdade de ação, falar sobre alguém, escrever sobre alguém, é um dos tipos de liberdade controlada, se não tivermos a permissão, teremos a ação. Parece que a definição de até onde, ou até quando podemos escrever desenhar, imitar, parece que ainda não foram definidos, e se foram não estão sendo respeitados, caracterizando um tipo de liberdade controlada.

     O mundo se pergunta o que pode ou não ser feito, porque se construirmos um  monumento gera conflitos, se o derrubarmos, já o resultado da gurra. Porque a liberdade de escolha está tão ameaçada? Quanto sangue já foi derramado nas lutas pela liberdade, e quando pensamos que as conquistamos, nos deparamos com mais episódios sangrentos, será que a liberdade está ferindo tanto assim? Será que ela está ferindo os direitos das pessoas ou nações? A verdade é que precisamos avançar com a liberdade, não podemos voltar ao tempo em que quase tudo era proibido ou era crime, o tempo em que até falar um uma estrela cadente, já era motivo para ser queimado.

     Precisamos de liberdade sem preconceito de senso, e não de censura. O senso qualifica respeito de direitos e de liberdade, talvez o que consiste no maior problema, é desconhecer culturas e constitucionalidades, o planeta é feito de regiões diferente,. culturas diferentes, e constituições das mais diversas. cabe a cada pessoa fazer valer o seu direito de liberdade ou de expressão dentro dos parâmetros legais.

     Entendemos que a maior agressão a liberdade, é quando tiram o direito de viver, porque o direito de viver deve o maior objetivo do mundo, melhorar a qualidade de vida, e preservar a vida. A liberdade controlada talvez já seja de nossas raízes. Alguém pede para ir a algum lugar, e é atendido: Vá mas volte logo, não chegue depois da meia noite, e nem faça isso, e nem faça aquilo, ver com quem vai, tenha cuidado nas companhias. Na realidade parece proteção, mas quando dizemos sim, e impomos condições, estamos agindo com liberdade controlada.

     A liberdade é tão importante, que não pode ser ofertada, tem de ser conquistada, e quando a mesma é conquistada, tem que fazer valer a conquista, não é algo provisório, deve ser permanente. Estamos falando de liberdade, não de projetos, de escolhas , de produtos ou pessoas, falamos da liberdade, e são muitas as pessoas que escreveram na história o nome com a própria vida, para dar ao mundo esse legado, o direito da liberdade.

 

Ass.  Maninho.