LIRAS E IRAS

    A lira é um dos instrumentos mais antigos do mundo, tão antigo quanto a ira, a primeira é uma referência da boa música e de momentos inesquecíveis, a segunda já poderia ter dasaparecido e não faria nenhuma falta.

    A lira instrumento dos deuses mitológicos, inspiradora de poemas e paixões, representa a harmonia, e tem uma parceria com a felicidade, e suas notas musicais  invadem os corações, imortalizando recordações, marcando momentos com a música. E a música com a sua magia, maltrata, consola, e nesse misto de amor e sofrimento, nunca deixará de ser lembrada e amada.

   E a ira, presença milenar, e referência destruidora da paz e do amor. Não pode deixar de ser lembrada, porque se esquecermos de combater seus efeitos, e se ignorarmos a sua existência, padeceremos com efeito de sua ação, que promovendo a discórdia, destribuindo boatos, criando conflitos, e fazendo com que os Romeus e Julietas sejam apenas cenas de cinema, vem diminuindo o sentimento de amor entre as pessoas.

    A lira dos poetas e poetizas, das eternas canções, das serestas e das luaradas, dos fados, e do romantismo. A cada nota musical, vivemos um momento de amor e reflexão, da pancada de um tambor, ao refinado som de um piano, a lira está presente, porque aqui ela representa a música, e cada instrumento existente na terrra tem seu momento de lirismo.

    A ira precisa ser sufocada, ela não gosta de música nem canções, quando alguém canta ou toca, é como se estivesse tirando dela o ar que tanto precisa. Sabendo disso, vamos cantar, tocar, encher o mundo com o amor, e fazer da música e da lira, o nosso instrumento universal para a felicidade, vamos sufocar a ira, com ritmos, com danças, com sons dos mais variáveis possíveis, vamos atordoar a ira, vamos deixa-la enfraquecida, sabemos que nela não desiste, e que não podemos extermina-la, ela é sobrevivente do tempo, mas podemos diminuir e retardar a dor que ela nos causa.

    Cante e toque, a lira vai estar em nossos momentos, a músia a uma caixinha de felicidade, quando estamos felizes cantamos, tem uns que vivem para cantar, e outros cantam para viver, talvez a música seja um anjo que a lira enviou para a terra, e talvez a lira seja filha da terra e nossa irmã, e por isso quer tanto a nossa felicidade, por isso, quem canta seus males espanta, o que estamos esperando para começar a cantar? O sambista falou: Canta, canta, minha gente, que a vida vai melhorar, filosofia popular e verdadeira.

    Sabe, a lira e a ira são inimigas, porque a lira gosta de canção, e a ira descobriu que isso faz bem ao coração. E as liras e iras não estão  só na terra, mas em todo o universo, e da forma em que a humanidade simbolizou o coração, sendo o centro de todas as nossas emoções, cante com ele, ame com ele, e um dia a felicidade será a musica que tocará em cada coração

 

    Ass.  Maninho.