Adolescência, a mudança da infância para avida adulta, é sem dúvida uma das fases mais bonitas e também das mais complicadas. E essa complicação começa, principalmente por falta de habilidade para encontrar um ponto de equilíbrio. Isso porque com as experiências vividas e também por decepções sofridas, pensamos em oferecer proteção e as vezes de forma exagerada.
O adolescente é resultado desenvolvido pela sociedade, com influências internas e externas, passando por um processo rigoroso e enfrentando as mais diversas pressões emocionais. Nós já passamos por isso, e mesmo que já faça muito tempo é bom lembrar que também tivemos os nossos problemas. Não é fácil lidar com eles, e a família é a base mais importante para que os adolescentes cheguem na vida adulta consciente de seu papel na sociedade.
Nada vai justificar que uma presença estranha possa ter uma influência maior de que a família. Se isso acontecer, atesta que houveram carências de diálogo, e esse enfraquecimento poderá trazer sérias consequências. Somos movidos a conquistas, e conquistar a confiança é fundamental, nessa fase de insegurança todos precisam de apoio, mesmo que alguns se mostrem auto suficiente, isso também faz parte da transição, e termos a sensibilidade para entender e orientar com a autoridade de quem conhece, e co o respeito de quem ama.
Ser diferente não é nenhum crime, pior que isso, é querer transformar humanos em massa de modelar. A nossa missão é árdua, porque assustados que somos com as gangorras da vida, não queremos ver os nossos filhos sofrerem, mas não temos o direito de exigir que sejam iguais a nós, ou a pessoas que admiramos, cada pessoa tem uma personalidade diferente, e isso tem de ser entendido e respeitado.
Não podemos desistir de nossas orientações, mas devemos criar um canal de comunicação que possa promover o entendimento entre ambas as partes. Adolescência, essa fase também passa, e eles saberão reconhecer por tudo que fizemos, mesmo que fiquem em silêncio, os seus corações falarão mais alto de que as palavras, e a retribuição sera o respeito que conseguimos junto a eles.
Atte. Maninho.