O mundo em conflitos, famílias em atritos e guerras, lágrimas e sofrimentos, uma palavra se destaca: Inconsciência. Governantes que procuram impor aos outros seu estilo de governo, sem a consciência de respeitar direitos ou tratados, previamente estabelecidos em convenções mundiais.
Famílias que de forma inconsciente, procuram manter determinadas tradições, que já não causam mais efeitos positivos nos tempos atuais, e pessoas que inconscientemente parecem que procuram suas sombras, imaginando que seus pensamentos e ações, são únicos.
Na realidade, é importante que essas pessoas entendam que somos iguais a uma aquarela, e que somos completamente diferente umas das outras. Esse é um ponto positivo, as diferenças são responsáveis pelas escolhas, e as atrações, se não existisse essa diversidade, seria pura monotonia.
O nosso conceito de orientar é válido, o que não podemos, nem devemos, é exigir que as pessoas façam igual ao que nós fazemos, com o pensamento que sempre estamos corretos.
Cada pessoa tem sua própria personalidade, e tentar moldar os outros ao nosso estilo, consiste em um grande erro. Não somos obrigados a ser igual aos outros, como se fossemos uma fabricação em série, porque até mesmo em casos assim, encontramos máquinas com melhor desempenho ou durabilidade.
Quantos e quantos atritos seriam evitados, se de forma consciente soubéssemos respeitar, e procurar entender as pessoas, sem a prática condenável de querer pensar e agir por elas. Somos uma máquina movida a emoções, situações, pressões, e cada um em ritmo diferente, em relação ao condicionamento psicológico em que muitos se bloqueiam, e outros se superam.
Pensar que os outros estão errados, pelo simples fato diferente da gente,não é uma atitude muito sábia, sábia, é a pessoa que entende, que as diferenças agem como se fossem um multiplicador de conhecimento, não necessariamente que todos adquiram tal conhecimento, mas precisamente que os conhecimentos sejam diversificados.
Quem tem conhecimento, na maioria das vezes tem equilíbrio, e é isso que vai fazer muita diferença, porque o equilíbrio é fundamental para sabermos como e quando, devemos aceitar mais e criticar menos.
Entrar em conflito com alguém, só porque pensa diferente de você é um recibo autenticado de que você está fora de controle, pessoas inteligentes e equilibradas, discordam das outras, mas respeitam suas opiniões. Não pense que você esta sabe tudo e que os outros só estão certos se seguirem seus passos, lembre-se, temos gostos e opiniões diferentes, todos nós somos diferentes, e temos que entender isso da melhor maneira, respeitando os outros, para possamos fazer valer o nosso direito, de sermos respeitados também, isso não significa que em respeitar a opinião de outra pessoa, estejamos de acordo com ela. Esse tipo de comportamento, é um portal de acesso para a cidadania.
Ass. Maninho.