Pare. Quando começar a falar e não tiver mais o controle de suas palavras pare imediatamente, talvez você já tenha magoado tanto, que deixou a outra pessoa sem reação. Somos seres sensíveis, e o nosso emocional nos leva ao sucesso ou a derrota. Acusar, lembrar a alguém seus problemas, ou magoar os outros como se estivéssemos falando com um bloco de mármore, não é nada bonito nem normal, se fizer alguma coisa por alguém, faça de coração e sem esperar retorno, porque cobrar favores, ou algum tipo de apoio moral, é triste, e com certeza vai abalar o ego da pessoa.
Doar, sem esperar receber, é assim que funciona, ame, mas ame de verdade,sem exigir nada de retorno, não espere que alguém venha a sorri para você, para retribuir o sorriso, tenha a amizade como um exemplo materno, que ama de verdade, pode até na simplicidade de jeito de ser, parecer ríspida, mas o coração, acima de qualquer suspeita, está cheio de amor.
Aprenda a ouvir, porque quem aprende a ouvir, ensina a falar, respeite os sentimentos, nunca ignore que todos nós temos alegrias e tristezas, e a tristeza, por si própria fala, deixa a pessoa de vista no chão, parece até que o mundo desabou, e por incrível que pareça, são as palavras que mais machucam e diminuem a felicidade das pessoas.
Se você grita com seu cão, ele fica triste, mas em seguida você o chama, ele vem todo alegre porque lhe ama de verdade. Ele perdoa com uma rapidez impressionante, talvez porque quando você o chama ele pensa, se arrependeu, ele sabe que eu sou o amigo de todas as horas. Já com as pessoas é bem diferente, não tem esse grau de sensibilidade, tem um tal de orgulho próprio ou(bobagem própria) que em vez de perdoar, na maioria das vezes revida, complicando ainda mais na situação.
Porque alimentar o ódio, se quem nos traz a felicidade é o amor. Porque não pensar igual ao cão, ou seja, falou sem pensar, mas sabe que o meu amor é verdadeiro,quem sabe assim acontecesse uma maior aproximação, e os entes queridos, ficassem mais queridos ainda, sem essa de réplica, ou tréplica, que só sevem para destruir o relacionamento das pessoas. Amar é tão fácil,não tem nenhum segredo, é simplesmente procurar entender e administrar as diferenças, sem querer primeiro condenar.
Se desculpe se for preciso, isso vai fazer de você uma pessoa especial, procure equilíbrio emocional e sabedoria, para não viver de desculpas. Ame a quem lhe ama, o amor e o perdão,não são primos,são irmãos, portanto não fique de braços cruzados,abra os braços e abrace quem realmente lhe quer bem, e não tenha dúvidas, quem ama também questiona, faz críticas, reclama, faz o que for preciso para ver a felicidade chegar de mansinho e ficar.
Calma, pode ser fácil levantar a voz e fingir que forte e valente, difícil é administrar a verdade de precisamos uns dos outros, e se perdermos um amor de verdade, perdemos junto com ele, parte de nossa vida, porque sabemos que é o amor que move o mundo, e o mundo somos nós.
Aprenda a ouvir, a amar e a perdoar, em momentos críticos, as vezes a melhor opção é não dizer nada, então vamos optar pelo mais simples, não diga nada, isso não é covardia, e sim, sabedoria.
Ass. Maninho.