No cinema tudo pode, e as mais belas histórias de amor, drama, comédia, aventura ou ficção, sempre tem um público alvo. E o sucesso acontece porque a platéia sabe o que quer, e se o filme não agradar vão embora e iniciam seções de comentários influenciando outras pessoas a não assistirem.
Na vida real bem que poderia ser assim, se alguma coisa não vai bem e não existe perspectiva de mudanças positivas, abandonaríamos tudo para poder recomeçar. Mas no filme é tudo artístico, e na nossa vida o sentimentalismo é quem assina o roteiro.
Precisamos urgentemente acumular diversas funções para que tudo ocorra bem, e uma das mais importantes é escrever o filme a lápis e viver um personagem real, apagar o script ao primeiro sinal de fracasso, e cuidadosamente reescrever o que possa ser um set bem sucedido. Em nossas filmagens a emoção deve ser constante e segurar o espectador na cadeira.
A direção de nossos filmes não precisa ser rigorosa, mas o ideal é nos transportar da cadeira do diretor para a poltrona do espectador. Não devemos e não podemos sequenciar cenas de incerteza porque com certeza não ganharemos nenhum oscar, porque o crítico principal é a vida e ela não aplaude erros, e já age assim para garantir a nossa felicidade.
Gravaremos o que pode ser visto com boas lembranças e os erros de filmagens excluiremos, nosso tempo é por demais especial para vermos o que não nos interessa, é melhor um bom comercial porque pode surgir uma grande ideia ou oportunidade.
Escreva o roteiro a lápis e apague quantas vezes forem necessárias, afinal estamos fazendo um longa metragem que contém todas as emoções da sétima arte. E aqui não faz muita diferença se é em cores ou preto e branco, não vai precisar nem de legenda porque é uma linguagem universal.
Monte um cenário para um grande espetáculo, construa um auditório digno de destaque e dê enfase a realidade, não tema as críticas, elas constroem o nosso sucesso. Deixe o amor brotar, crie cenas de lágrimas e sorrisos, deixe dúvidas de como será o final, e faça o filme da vida o mais interessante.
Todo artista tem um sexto sentido aposte no seu, ele não falhará porque é o seu anjo e nunca lhe abandona. E quando tiver certeza de que está gravando as cenas certas, abra os braços e abrace a vida.
Ass. Maninho.